domingo, 19 de setembro de 2010

PRÓXIMO DOMINGO 26/09

Olá meus queridos! Vamos ao conteúdo do ÓIKOS para o próximo domingo:


Iniciaremos o capítulo 13 do livro "Como viver a cima da mediocridade - de Charles Swindoll" que tem como título "Firme quando em inferioridade numérica"


- A palavra "diferente" não soa muito bem aos nossos ouvidos. Diferente para nós geralmente representa algo que não é bem quisto pela sociedade, algo recusado por muitos. Em seu contexto, a palavra diferente significa: Não semelhante; em que se nota diferença. = desigual, mudado, variado
O autor inicia da seguinte forma este capítulo: - A maioria das pessoas faria qualquer coisa para não ser diferente. Preferiríamos, antes, misturar-nos à plebe. (...) A dor do ridículo é grande demais para a maioria das pessoas - não a queremos suportar. Sentimos muitos temores, muitos medos. Medo de parecer estranho demais, medo de parecer engraçado demais, medo de ser quem é. Então, perde-se a coragem.
- Pense no seguinte: Viver a cima da mediocridade inclui a resistência corajosa. Na análise final, quem quer se decida a voar alto ver-se-á forçado a enfrentar e vencer a tentação enorme de conformar-se. Tal fato é óbvio porque os que não querem voar alto ridicularizarão os que querem. As águias estarão sempre em inferioridade numérica. Ficar só quando em inferioridade numérica, e enfrentando oposição, pode ser uma experiência desconfortante e ameaçadora.


- Versículo base: Romanos 12:1-2 (leiam, please! rs)
Faremos seis observações sobre este versículo:


1. Esta verdade é principalmente para o cristão;
2. Há urgência nesta mensagem;
3. Esta urgência relaciona-se com um sacrifício;
4. Este sacrifício abrange dois reinos;
5. O sacrifício é essencialmente de ordem espiritual;
6. Este sacrifício conduz a uma decisão prática e radical.


- O autor continua:
O sistema mundano está comprometido e determinado - vejam que palavras de sentido forte o autor faz uso, o mundo é comprometido e determinado, ou seja, é um investimento que ele faz, é como se falássemos de um projeto aonde exercem muito empenho, a atingir pelo menos quatro grandes objetivos que posso resumir em quatro palavras: posses, prestígio, poder e prazer. Em primeiro lugar, o mais importante: posses, dinheiro. O sistema mundano é acionado pelo dinheiro. Alimenta-se do materialismo (...)


Meus amados, para aguçar a curiosidade de vocês e para que procurem ler este capítulo para a próxima aula, vou parando por aqui. Nesta semana vamos meditar em Deuteronômio 6:12 que diz: "... guarda-te, que não te esqueças do Senhor, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão"


Um forte abraço. Que o nosso Deus abençoe ainda mais cada um de vocês!


Cíntia Tavares