quarta-feira, 2 de junho de 2010

Oikos 23/05/2010

Tema: DETERMINAÇÃO a decisão de jamais desanimar.

Começamos a postar nossos resumos do Oikos na segunda parte do livro que nos propõe: Vencer a mediocridade significa viver de modo diferente, mas vale a pena relembrar a primeira parte do livro que nos propos:  Para confrontar a mediocridade, é necessario pensar claramente, onde aprendemos que para alcançarmos a vida acima da mediocridade: "Tudo começa na mente", "Inclui estar sob governo de outro reino", "Custa o nosso compromisso" e "Exige amor incomensuravel, extravagante". Essas lições devem ficar gravadas em nossas mentes e em nossos corações para atingirmos voô elevado!

Neste Oikos nosso assunto principal foi a Determinação. Qdo alcançamos a visão (que discutimos no Oikos passado) precisamos ter a disciplina de jamais desistir ou desanimar, independente das situações, dos tempos e das circunstacias, precisamos estar firmes em nosso foco.
Determinação é uma atitude mais facil de ser experimentada pelos "Sonhadores", todo sonhador é tbém um visionario e isso é a razão da determinação. Como exemplos biblicos, fomos inspirados pela história de de dois sonhadores cheio de determinação: CALEBE e JOSUÉ, que qdo jovens ainda foram enviados juntamento com dez outros jovens para a terra prometida a fim de serem espias e voltarem com informações sobre o local e seu povo. Os dois visionarios e jovens de Deus viram o que ninguém viu e motivou o povo a enfrentar aquela gente e conquistar a terra que o Senhor lhes havia dado como herança. Dentre varios exemplos da vida real foi citado também o Dr Doug Cater (um senhorzinho cheio de vitalidade e sonhos). Devemos ser inspirados por essas pessoas e histórias. Finalizamos nossa manhã vendo que final teriam tido esses dois personagens biblicos. Vejamos abaixo os discursos finais de ambos:


CALEBE

Eu tinha quarenta anos, quando Moisés servo do Senhor, me enviou de Cades-Barneia para espiar a terra. E eu lhe trouxe resposta como sentia no meu coração. Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo. Eu, porém, perseverei em seguir ao Senhor meu Deus. Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente, porque perseveraste em seguir ao Senhor meu Deus. Agora, pois o Senhor me conservou em vida, como falou; quarenta e cinco anos há desde que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto . E já agora tenho oitenta e cinco anos de idade. Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora, para a guerra, para sair e para entrar. Agora dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia. Naquele dia tu ouviste que os anaquins estavam ali, bem como cidades grandes e fortes. Porventura o Senhor será comigo para os expulsar, como prometeu. (Josué 14:7-12)


JOSUÉ 

Agora temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade. Deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do Rio e no Egito, e servi ao Senhor. Mas se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais, se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estevam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e minha casa serviremos ao Senhor (Josué 24:14,15) 


Não nos resta duvidas que ambos tinham convicções tão firmes como quando ainda eram moços.

Aplicações:
  • Nunca use a idade como desculpa.
  • Nunca busque indicações na multidão.
  • Nunca pense que suas escolhas obrigam outra pessoa.
  • Nunca vá embora porque alguém discorda de você.
Se você decidiu viver de modo diferente, permita que Deus seja seu guia e não desanime!


Nenhum comentário:

Postar um comentário